Segunda-feira, 25.05.09

Ingredientes: 1kg de açúcar, 30 gemas de ovos.

 Confecção:
Ponha o açúcar em ponto de pasta e tenha uma tijela com água fria para ir borrifando a superfície da calda, de forma a que o ponto não aumente, durante a execução das folhas e dos fios de ovos.
Bata as 30 gemas, ligeiramente, e passe por uma peneira para retirar a película das gemas. Arranje um funil muito estreito, ou então ponha umpequeno arame no fundo do funil para que as gemas quando saiam o façam por dois ou três lados diferentes, para que o fio ainda seja mais fino. Deite as gemas, através do funil, na calda, e logo que os fios estejam cozidos, retire com uma escumadeira e ponha a escorrer em cima de uma peneira.
Faça metade das gemas em fios de ovos e da outra metade faça folhas de ovos. Para fazer as folhas pode utilizar um prato raso onde põe as gemas de forma a que cubra a superfície da calda na maior extensão possível. Deite em cima da calda e quando estiverem cozidas retire-as e ponha-as também numa peneira a escorrer.
Com os fios comece a enrolar as trouxas, que devem ter uma forma cónica, maiores de um lado do que do outro, e com a grossura de dois dedos. Envolva depois as trouxas em folhas de ovos e arredonde bem, de forma a que a forma cónica fique bem moldada. Ponha as trouxas numa travessa e despeje o resto da calda em cima.

publicado por silvia às 19:29 | link do post | comentar | favorito
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
28
29
30
31
tags

todas as tags

blogs SAPO